Exercícios menos solitários

O Pilates em Dupla surgiu do desejo de trazer um pouco da essência do Contato

improvisação para o universo do Pilates. Analisamos os princípios do Pilates - como

funcionam os equipamentos do Pilates, para que servem as molas, quais são os vetores de

força que estão presentes nos equipamentos para cada exercício. 

A partir desta análise, começamos a criar maneiras em que uma outra pessoa poderia

substituir o equipamento de Pilates. Por exemplo, o rolamento que o aluno faz com bastão e

molas, começando da posição deitada para posição sentada, poderia ser feito com uma

pessoa em pé segurando puxadores conectados a uma faixa ou corda e a outra pessoa deitada

no chão segurando um bastão ou puxadores conectados a mesma faixa. Desta forma a pessoa em

pé simula a parte do equipamento no qual as molas estão fixadas. Como a pessoa em pé

tem liberdade para se mover, ela pode então auxiliar ou dificultar o exercício do aluno que

está no chão.

Joseph Pilates criou os equipamentos de Contrologia exatamente para que eles pudessem

facilitar os exercícios do Mat Pilates para as pessoas que não eram capazes de executar os

movimentos com fluidez e elegância. O Pilates em Dupla funciona exatamente da forma

com que Joseph imaginou quando criava seus equipamentos. Seus vetores de força

existem para compensar uma fraqueza,  uma falta de alongamento ou qualquer outra

limitação que a pessoa tenha naquele momento.

O Contato Improvisação na sua essência exige contato físico entre as duas ou mais

pessoas que estão praticando. Na essência desta prática está a escuta do outro, o

compartilhamento de peso e a fluidez. Com a prática é possível chegar a níveis avançados

destes aspectos.

Quando olhamos para o universo do Pilates buscando um caminho para inserir aspectos da

essência do Contato Improvisação, nós percebemos que contato físico não é bem-vindo

neste ambiente, em geral. Para integrar estes aspectos do Contato Improvisação, é

necessário acessórios que possam intermediar a interação entre as duas pessoas. Para

começar esta investigação podemos usar uma faixa elástica ou mesmo uma faixa firme, que

possibilite as duas pessoas fazerem um contrapeso, direcionando o peso de seu corpo

para longe do outro.

Durante os exercícios de Pilates em Dupla é importante identificar: qual pessoa vai estar se

movimentando, ou se ambas se movimentarão simultaneamente, para simular o

equipamento e possibilitar os vetores de força que estão presentes em cada exercício.

Tambem é necessário estabelecer altura de cada extremidade da faixa. As duas

pessoas podem estar em pé, uma pessoa pode estar sentada e outra em pé, as duas

pessoas podem estar sentadas.

Do Contato Improvisação vem a escuta. Ela deve ser cada vez mais aprofundada, de forma

que duas pessoas possam perceber as menores variações de força, de esforço e de

compartilhamento de peso do outro. Quanto mais atenção e sensibilidade estiver presente

durante o exercício, mais benefício ocorrerá para as duas pessoas.

Do Contato Improvisação vem a escuta. Ela deve ser cada vez mais aprofundada, de forma

que duas pessoas possam perceber as menores variações de força, de esforço e de

compartilhamento de peso do outro. Quanto mais atenção e sensibilidade estiver presente

durante o exercício, mais benefício ocorrerá para as duas pessoas.

Uma maneira de estabelecer o compartilhamento de peso entre as duas pessoas é colocar uma prancha

leve onde haveria contato físico entre os dois corpos. Por exemplo, se o exercício sugere

contato entre os pés dos alunos, uma prancha leve pode ser colocada para intermediar o

contato. Assim épossivel simular o leg press, como ele é feito no equipamento Reformer, as

duas pessoas estariam deitadas levemente pressionando a prancha na direção do outro, e

gradualmente mais força pode ser direcionada para a prancha simultaneamente pelos dois

alunos. Eles podem então decidir se farão o exercício de leg press de forma isométrica ou

se um dos alunos vai gradualmente cedendo força para que o outro aluno comece a

estender sua perna. Sem se comunicar verbalmente é possível decidir o limite extensão e o

início da flexão do aluno que avançou. Desta forma ambos estão praticando um exercício

equivalente ao leg press, simultaneamente. A partir deste exemplo podemos perceber todas

as possíveis variações - com apenas uma perna, com apenas o contato da meia ponta,

com apenas o contato do calcanhar, e todos outros possíveis apoios na prancha.

Ainda usando a prancha, podemos configurar outro exercício em que uma das pessoas se

apoia na prancha com as mãos e a outra pessoa apoia na prancha com os pés, uma pessoa

está deitada e a outra pessoa está com quatro apoios ajoelhada ou apenas na posição de

prancha a pessoa que está com apoiando as mãos pode então fazer a flexão do cotovelo.